Bots de atendimento: o que você precisa saber sobre eles

Empresas de sucesso, muitas vezes, contam com a atenção do seu público-alvo por um fator simples, que é a qualidade de seus processos de atendimento. Para otimizar essa área, no mundo da transformação digital, o investimento na tecnologia é algo crítico. E uma das formas de começar é adotando os bots de atendimento. Os bots […]

Omnichannel | 14/11/2019

Empresas de sucesso, muitas vezes, contam com a atenção do seu público-alvo por um fator simples, que é a qualidade de seus processos de atendimento. Para otimizar essa área, no mundo da transformação digital, o investimento na tecnologia é algo crítico. E uma das formas de começar é adotando os bots de atendimento.

Os bots de atendimento são fundamentais para ter mais foco em demandas complexas e reduzir custos. Além disso, eles permitem que a empresa tenha mais canais para lidar com as demandas de clientes, reduzindo falhas no atendimento.

Quer saber mais sobre eles e como implementá-los no seu negócio? Então continue a leitura do post a seguir!

Principais características de um bot de atendimento

 

O bot de atendimento é um software voltado para solucionar demandas de clientes. Ele pode ser integrado a páginas web, aplicativos mobile, ferramentas de envio e recebimento de mensagens e até mesmo redes sociais. Desse modo, o consumidor pode contar com o apoio do negócio a qualquer momento, ainda que por uma solução automatizada.

Em geral, essa solução é utilizada para demandas simples, como troca de senhas, exibição do status de pedidos ou emissão da segunda via de boletos. Nos casos mais complexos, em que o bot não é capaz de entregar os dados necessários para o cliente, o consumidor é direcionado para um atendimento com um profissional especializado. Assim, o negócio consegue focar em outras rotinas com facilidade.

O impacto que os bots de atendimento trazem para o negócio

 

Os bots de atendimento trazem grandes melhorias para os processos de atendimento ao consumidor. Em conjunto, tais impactos tornam o cliente mais fidelizado e engajado nas ações da marca. Assim, a companhia consegue atrair mais receitas e melhorar o seu retorno sobre o investimento em campanhas de marketing.

Entre os principais impactos relacionados ao uso de bots de atendimento, nós podemos apontar:

  • a redução dos custos operacionais;
  • o maior número de dados sobre os contatos dos clientes;
  • a habilidade de prestar apoio ao consumidor em mais canais ;
  • o aumento da disponibilidade do negócio para lidar com demandas externas;
  • o maior foco dos atendentes em chamados complexos.

4 exemplos de bots de atendimento de sucesso

 

Os bots de atendimento já são disseminados no mercado. Eles estão auxiliando negócios, páginas web e até mesmo empresas do governo a prestarem atendimentos mais flexíveis e inovadores para os seus consumidores. Nesse sentido, podemos apontar quatro exemplos de sucesso:

  • o bot de atendimento da Cemig, que integrado ao Telegram pode ser utilizado para obter dados sobre as contas a vencer, reportar quedas de energia;
  • o bot do portal UOL Esporte, que dá ao usuário informações sobre os seus esportes favoritos em tempo real;
  • o Mr. Enem, um bot de atendimento focado em informações para quem está estudando para o Enem;
  • o Bula Bot, que auxilia usuários a terem acesso fácil a dados sobre medicamentos.

Como é possível notar, os bots de atendimento são soluções inovadoras e que podem ser integradas a vários cenários. O seu uso pode dar ao negócio mais meios para otimizar a relação com os seus clientes e, assim, conseguir gerar mais vendas.

Por isso não deixe de contar com um parceiro para investir em bots de atendimento. O apoio de uma equipe especializada dará ao seu negócio a habilidade de atender aos seus clientes com uma solução robusta e eficiente. Assim, a companhia poderá utilizar os bots como um poderoso mecanismo de comunicação com o consumidor.

Curtiu essa dica e quer saber mais sobre como os bots podem te ajudar? Então fale com a gente!

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